Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

30 novembro 2006

Principais características na produção de uma infografia


1 - Antes de tudo, é necessário avaliar correctamente se o produto final que se pretende é mesmo uma infografia. Na maioria dos casos, quem faz o pedido do trabalho tem em mente uma mera ilustração ou tem algo como matéria que é impossível de traduzir como infografia, o que prejudica fortemente o resultado final.
2 - Existe depois o factor tempo de execução, que na maioria dos casos limita em muito a possibilidade de criar um bom gráfico, e é quase sempre muito inferior ao necessário para a criação do trabalho.
3 - Deve-se então adicionar aos dois factores anteriores, o espaço destinado ao gráfico o que é essencial para a boa gestão da imagem a criar e em função da quantidade de textos/dados a inserir.
4 - Já no processo de execução, propriamente dito, é um imperativo tentar criar uma imagem tão apelativa quanto possível, que "obrigue" o leitor a reparar nela e seja desde logo impelido à sua leitura.
5 - Assim que comece este passo, o correcto posicionamento dos textos a incluir, e o uso de frases breves e informativas, são a parte mais determinante do processo de criação de uma boa infografia.

Sem comentários: