Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 abril 2007

Formaçao em Portugal


As universidades e organismo particulares de formação, começam a responder a uma procura crescente que surge quer por parte de formandos quer por empresas.
- Faculdade de Belas Artes de Lisboa - pensa em incluir uma cadeira de infografia, a iniciar já no próximo ano lectivo. Nos dois últimos, também já promoveram duas sessões exclusivamente sobre infografia, integradas nas semanas de conferências promovidas pela cadeira de design de comunicação do 3º ano, a cargo do Prof. Pedro Almeida e Vítor Almeida.
- ETIC - Escola Técnica de Imagem e Comunicação - no ano lectivo que terminou, já considerou um espaço de formação para infografia, e já tem também planeado a introdução de um curso de infografia para o próximo ano.

Por outro lado, os departamentos de infografia que conhecemos, são formados por pessoas com formação académica em design ou jornalismo, e que de forma auto-didacta e devido à possibilidade da criação do departamento no seu local de trabalho, foram "desbravando" o caminho a nível nacional, e na grande maoria dos casos foram fazendo acções de formação no estrangeiro, na medida do que podiam. A estrutura base da Anyforms, por exemplo, é formada por pessoas que já tinham integrado alguns departamentos de arte e de infografia, antes de se iniciar a nossa actividade como agência independente.

4 comentários:

Pedro Candeias disse...

O ano passado o Curso de Jornalismo e Ciências da comunicação da Universidade do Porto organizou um workshop de infografia de uma semana com o Alberto Cairo.

Peral disse...

A estrutura da Anyforms aliou a magia de duas coisas: ferramentas gráficas de expressão informática (vulgo "sabes mexer nos programas" e uma competência de design e ... aqui reside a magia (penso eu de que)... a uma competência de ILUSTRAÇÃO muito grande e que por vezes falta a outros Infográficas da praça que são simplesmente "sabem mexer nos programas". A excelência está nos detalhes e na exigência que impomos a nós próprios.

digo eu.

Nelson disse...

Sou aluno de Design de Comunicação na FBAUL e venho informar que já funciona uma cadeira de infografia neste curso, estando neste momento a decorrer pela 2ª vez. Porém, o curso encontra-se algo instável com as incertezas de Bolonha e esta cadeira, iniciada somente há um ano e prepara-se pra ser apresentada no novo plano de estudos como Infodesign (fuck yeah!!) e como uma das principais opções de escolha de percursos na área do design de comunicação, a par do editorial, multimédia e interacção.

pedroalmeida disse...

Efectivamente existe já uma disciplina específica na licenciatura em Design de Comunicação da FBAUL em que se abordam as questões da infografia.

Actualmente sou o docente responsável por esta disciplina que existe desde do ano lectivo 2006/2007 com o nome Infografia I e II (2 semestres). No entanto, o programa não se restringe aos problemas específicos da infografia, mas pretende ter uma abrangência mais ampla a todas as problemáticas do Design de Informação.

Para mais informações sobre o funcionamento actual da disciplina podem consultar o site:
http://groups.google.com/group/infodesign-fbaul
A designação "infodesign" é inspirada num artigo do professor Gui Bonsiepe que aí encontrarão disponível.

No futuro plano curricular a disciplina será reduzida a um semestre, mantendo os objectivos actuais e apontando para estudos avançados no grau de mestrado.