Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

26 janeiro 2008

BD Angoulême


Criado em 1974, o 'BD Angoulême' é o mais importante festival de banda desenhada europeu e realiza-se anualmente na vila francesa de Angoulême. O festival inclui exposições temáticas, espectáculos cénicos, encontros com autores e maratonas gráficas, para além da feira de banda desenhada com a presença de duas centenas de editoras expositoras.
No âmbito do festival, o 'Palmarés Officiel', atribuído por um júri, concede o 'Fauve d'Or - Prix du Meilleur Album' e o prémio colectivo 'Les Essentiels d’Angoulême', entre outras distinções, às cinco dezenas de álbuns a concurso.



O álbum 'Là Où Vont Nos Pères', do desenhador australiano Shaun Tan, de 34 anos, foi distinguido com o 'Fauve d'Or', para o melhor álbum do ano. O argumento trata do tema da emigração ao contar a história de um homem que chega a uma estranha região e tenta habituar-se à vida e aos habitantes do país.
Desenhado em tonalidades sépia com o grafismo a evocar a magia e a oscilar entre o sonho e a realidade, o passado e o presente.


LES ESSENTIELS D’ANGOULÊME
‘Moomin et les Brigandes’ de Tove Jansson (Le Petit Lézard)
‘Exit Wounds’ de Rutu Modan (Actes Sud BD)
‘Ma Maman Est En Amérique, Elle a Rencontrè Buffalo Bill’ de Jean Regnaud & Emile Bravo (Gallimard)
‘La Marie en Plastique’ de Pascal Rabate & David Prudhomme(Futuropolis)
‘RG’ de Pierre Dragon & Frederik Peeters (Bayou Gallimard)
‘Trois Ombres’ de Cyril Pedrosa (Shampooing Delcourt)

Sem comentários: