Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

08 fevereiro 2008

Infografia ibérica


A Edições MinervaCoimbra lançou a primeira obra portuguesa sobre infografia de imprensa, da autoria da jornalista do ‘publico.pt’ Susana Almeida Ribeiro. Intitulada precisamente ‘Infografia de Imprensa - História e Análise Ibérica Comparada’.
O trabalho de Susana Almeida Ribeiro está dividido em três partes. A primeira procura traçar uma história da infografia, fruto de um trabalho de pesquisa imenso por parte da autora que pesquisou publicações desde o século XVIII. E precisamente a capa do livro mostra a segunda mais antiga infografia do mundo — uma baleia publicada em
Janeiro de 1723 na ‘Gazeta de Lisboa Ocidental’.
Uma segunda parte da obra analisa a forma como Portugal e Espanha tratam a infografia nos jornais, através dos diários ‘Público’, ‘Diário de Notícias’, ‘El País’ e ‘El Mundo’.
Finalmente, uma terceira parte da obra apresenta uma tentativa de uma radiografia da infografia portuguesa. Quais os meios disponíveis, que tipo de pessoas faz infografia, idade média e género, são alguns dos parâmetros analisados por Susana Almeida Ribeiro.

1 comentário:

www.anyformsdesign.com disse...

INFOGRAFIA DE IMPRENSA

“As infografias são uma das ferramentas mais úteis do jornalismo moderno. Das infografias das páginas dos jornais aos gráficos animados online, estes utensílios informativos estão a ganhar espaço. As infografias simplificam, resumem, aclaram e fazem reter a informação nas mentes dos leitores. Elas dão a conhecer pormenores que as fotografias não captam e explicam fenómenos que a palavra escrita nem sempre consegue fazer passar, por muito descritiva que seja. As infografias são visualidade. Elas mostram. Condensam o que de importante há a reter em determinada notícia e apresentam-na num "formato de leitura rápida". Com uma vista de olhos, o leitor apressado de hoje consegue captar o básico sobre determinado fenómeno ou acontecimento. Mais que necessárias, as infografias assumem um papel de utilidade pública. Elas são uma democratização dos gráficos explicativos que antigamente só se podiam ver em enciclopédias ilustradas.
Esta obra é um esforço de síntese teórica do universo da infografia: o que são infografias, de que forma se inserem no contexto do jornalismo visual, quando surgiram e em que jornais. Exibe-se igualmente a primeira infografia publicada na imprensa periódica portuguesa, que data de 1723, e ensaia-se um primeiro “retrato de família” da classe profissional em Portugal.

Susana Almeida Ribeiro nasceu em Maio de 1977 em Coimbra. Licenciou-se em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1999. Iniciou a actividade profissional no ‘publico.pt’, em Dezembro desse mesmo ano, trabalhando para o serviço noticioso online ‘Última Hora’, onde está ainda hoje.
Em 2003, quando ingressou no mestrado de Comunicação e Jornalismo, na UC, deslocou-se de Lisboa para a delegação do jornal ‘Público’ em Coimbra. No decurso da tese de mestrado que subjaz a esta obra viveu em Madrid durante seis meses, de Fevereiro a Julho de 2004, com uma bolsa Erasmus."

Edições MinervaCoimbra