Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

06 fevereiro 2008

Tudo, por um bom passeio


A revista ‘International Zoo News’ considera o ‘Parque Biológico de Gaia’ como sendo “provavelmente o melhor zoo de Portugal”. No artigo, intitulado ‘Zoological Collections in Portugal’, da autoria de Olaf Paterok e Junas Livet, são analisados vários espaços zoológicos portugueses, sendo o ‘Parque Biológico de Gaia’ apontado como “probably the best zoo in Portugal”.
Neste artigo, os autores relatam as visitas que efectuaram ao Aquamuseu de Valença, Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, Zoo da Maia, Quinta de Santo Inácio (Gaia), Estação Litoral da Aguda (Gaia) e ao Zoo de Lourosa. O Parque Biológico da Serra das Meadas (Lamego), o Parque Zoológico de Gouveia, o Europaradise (Montemor-o-Velho), o Zoo Oeste, o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (Malveira), o Jardim Zoológico de Lisboa e a Quinta Pedagógica dos Olivais são os restantes locais visitados para a elaboração do artigo.
“É um motivo de orgulho para nós”, afirma Nuno Oliveira, director do parque, salientando que a revista é muito conhecida nos meios internacionais ligados aos parques zoológicos.

Primeiro centro permanente de educação ambiental do país, o ‘Parque Biológico de Gaia’ consiste numa área agro-florestal do concelho de Vila Nova de Gaia, com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas.
O objectivo do Parque Biológico é a compreensão, pelos visitantes, da paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitectura rural, usos e costumes e hidrografia) e do contraste entre essa paisagem agro-florestal, que se preserva no Parque, e a envolvente urbana. O Parque é, também, uma pequena reserva natural de fauna e flora; mais de 40 espécies de aves selvagens nidificam no Parque e outras tantas visitam-no durante as migrações.
Integram ainda o Parque um centro de recuperação de animais selvagens, encontrados feridos ou detidos ilegalmente em cativeiro, e um viveiro que produz anualmente milhares de plantas, de mais de 300 espécies, destinadas ao próprio Parque e aos espaços verdes públicos do concelho de Gaia. O Parque Biológico de Gaia já recebeu, desde a sua inauguração em Março de 1983, mais de dois milhões de visitantes.

Sem comentários: