Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

14 março 2008

'Malofiej 16 - Premio Peter Sullivan de Infografía'


‘Deadly Rampage at Virginia Tech’ (nytimes.com). Pelo segundo ano consecutivo, um trabalho realizado para Internet foi eleito como o melhor a concurso e conquistou o ‘Premio Peter Sullivan de Infografía’ na 16ª edição dos ‘Malofiej – Premios Internacionales de Infografía’, que reuniu mais de 130 profissionais de todo o mundo.

O júri internacional, reunido em Pamplona, na Facultad de Comunicación da Universidad de Navarra, decidiu conceder o galardão máximo à cobertura realizada pelo ‘nytimes.com’, a versão online do diário norte-americano ‘The New York Times’, sobre o massacre ocorrido em 2007 na universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos. ‘Deadly Rampage at Virginia Tech’ foi eleito como o melhor trabalho infográfico por unanimidade.

O júri presidido por Michal Robinson, director de gráficos do ‘The Guardian’, atribuiu um total de 10 medalhas de ouro, 50 de prata e 96 de bronze tanto em categorias de trabalhos publicados em meios impressos como em meios online. Apresentaram-se a concurso mais de 1 300 trabalhos de 124 meios de 24 países, a mais alta participação registada de sempre nos ‘Malofiej’.

O ‘Premio Miguel Urabayen’ para melhor mapa foi atribuído à revista norte-americana ‘ National Geographic’ pelo seu trabalho ‘Lives still at risk’ sobre o estado da cidade de New Orleans meses depois de ser arrasada por um furacão.


Entre os meios que competiram nas categorias de trabalhos impressos, o ‘The Guardian’ e a ‘National Geographic’ levaram duas medalhas de ouro cada. O diário inglês pelos seus trabalhos ‘Smoking Ban’ e ‘Climate Change’ e a revista norte-americana por ‘Human Spaceflights’ e por um dos seus portfolios. Por sua vez, o diário espanhol ‘Público’ e o semanário português ‘Expresso’ obtiveram medalhas de ouro pelos trabalhos ‘La trama terrorista’ e ‘Igreja da Santíssima Trindade’, respectivamente.

O meio impresso mais galardoado foi o diário argentino ‘Clarín’, com um total de 11 medalhas (quatro de prata e sete de bronze), seguido do ‘The New York Times’, com 10 medalhas (oito de prata e duas de bronze) e pela ‘National Geographic’, com nove medalhas (duas de ouro, duas de prata e cinco de bronze).


Nas categorias online, o ‘nytimes.com’ obteve três medalhas de ouro e cinco de prata e foi o meio mais premiado. A outra medalha de ouro foi para o ‘newsweek.com’, a versão online da revista norte-americana, que ainda conquistou uma medalha de prata e quatro de bronze.


PRÉMIOS PARA MEIOS PORTUGUESES
Ouro
‘Igreja da Santíssima Trindade’ (Expresso)
Prata
‘Energia eólica domina investimentos’ (Expresso)
‘Principais destinos’ (Semanário Económico)
Bronze
‘A casa tradicional portuguesa’ (Expresso)
‘Temperaturas que queimam e matam’ (Público)
‘Gases com efeito de estufa no país’ (Público)
‘O mapa-mundi do CO2’ (Público)
‘Um país a encolher’ (Expresso)
Sofia Miguel Rosa (Expresso)

Parabéns aos premiados.

Infografia 'nytimes.com' premiada
'Malofiej 16 - Premio Peter Sullivan de Infografía' www.nytimes.com/2007/04/17/us/20070417_SHOOTING_GRAPHIC.html?_r=1&oref=slogin

Infografias 'Expresso' premiadas

Infografias 'Público' premiadas

Sem comentários: