Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 março 2008

Cumbre y Premios de Infografía


Mais de 1 300 trabalhos de 120 meios concorrem aos ‘Malofiej 16 – Premios Internacionales de Infografía’. A Universidad de Navarra reúne de 09 a 12 de Março o trabalho dos melhores infografistas do mundo. A XVI edição dos ‘Malofiej 16 – Premios Internacionales de Infografía’, considerados os ‘Pulitzer Prize’ desta disciplina jornalística, recebeu mais de 1 300 entradas a concurso nas diferentes categorias de gráficos impressos e online. Este ano, competem 120 meios de comunicação de 24 países. O evento é organizado pelo Capítulo Español da Society for News Design e pela Facultad de Comunicación da Universidad de Navarra.

Os trabalhos apresentados na categoria de gráficos impressos representam 80 por cento do total e somam cerca de 2 500 páginas, que o júri avaliará durante os quatro dias que dura o encontro. A participação de gráficos online registou um aumento de 14 por cento em relação ao ano anterior e supera os 250 trabalhos apresentados a concurso.

A representação espanhola e norte-americana mantém-se maioritária e soma 40 por cento dos media participantes, com 23 meios cada. Destaque para o interesse que o certame está a suscitar em países europeus como a Rússia e sul americanos como a Colômbia e o Chile, que estão representados por três meios cada. Também foram recebidos trabalhos do Brasil, Alemanha, Reino Unido, Japão, Portugal e Suécia, entre outros.

O júri internacional desta edição dos ‘Malofiej – Premios Internacionales de Infografía’ é formado por Sean McNaughton (National Geographic), Larry Nista (Washington Post), Modesto Carrasco (El Mundo), Norbeto Baruch (La Nación), Michael Robinson (The Guardian), Jaime Figueiredo (Expresso), Gorka Sampedro (El Economista), Renata Stefen (Folha de São Paulo), Lech Mazurcyyk (Newsweek Polska), Shan Carter (The New York Times), Ramón Salaverría (Universidad de Navarra) e Xaquín González (Newsweek USA).


Pamplona está assim transformada uma vez mais na capital mundial da infografia. Um intenso programa, de 09 a 14 de Março, inclui a ‘Cumbre Mundial de Infografía’ com workshops dirigidos por John Grimwade, director de gráficos da Conde Nast, Juan Velasco, editor sénior de gráficos da National Geographic, Alberto Cairo, professor da University of North Carolina at Chapel Hill, e Geoff McGhee, editor de gráficos do NYTimes.com.

No dia 12, durante a inauguração da ‘Cumbre Mundial de Infografía’ será apresentado o livro ‘Malofiej 15’, da editora Index Book, que publica entrevistas e debates e recolhe trabalhos premiados na edição de 2007. As sessões realizam-se na Facultad de Comunicación da Universidad de Navarra e culminam com uma festa de gala, onde se entregarão os prémios desta edição.

Sem comentários: