Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 abril 2008

Jornalismo interactivo


Knight Chair in Journalism and the UNESCO Chair in Communication. Os consumidores de informação procuram mais do que palavras nas notícias on-line, preferem vídeo, áudio, conteúdos interactivos e infografias, uma conclusão do 'International Symposium on Online Journalism', realizado no início de Abril em Austin, no estado norte-americano do Texas.
Durante dois dias, a University of Texas at Austin recebeu catedráticos, jornalistas e profissionais dos meios de comunicação social para um debate que se debruçou sobre as novas tendências do jornalismo na era da Internet.

"Já não é só o áudio e vídeo. As pessoas precisam de algo para fazer", disse Alberto Cairo, professor da University of North Carolina at Chapel Hill, na sua intervenção no painel 'Algo Para as Pessoas Fazerem: Multimédia e Interactividade'.
O mesmo professor indicou que são as infografias que enriquecem conteúdos e fazem-no em três níveis: "instrução, manipulação, exploração", mas reconheceu que, embora os sites encham as suas páginas de funcionalidades gráficas, que estimulam o leitor, ainda há espaço para a narrativa linear.

A directora de projectos interactivos da MSNBC.com, Paige West, afirmou que já nem se coloca a questão da interactividade. "Toda a gente o faz. Se não o fazem, deviam fazer", disse Paige West, acrescentando que a actual questão que se deve colocar é "como fazer" e integrar todos os componentes de uma história. "As palavras, o vídeo e o conteúdo interactivo necessita de ter um contexto. Tem de ser uma narrativa integrada", explicou ainda a responsável do MSNBC.com.
Deste painel concluiu-se que o importante é ter algo novo e diferente para o leitor, uma ideia que se repetiu em vários outros painéis do simpósio.

A nona edição do 'International Symposium on Online Journalism' recebeu cerca de 200 participantes, de vários países, incluindo Portugal, representado pela Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto e jornal 'Público'. Do meio da comunicação social estiveram presentes responsáveis do 'WallStreetJournal.com', 'WashingtonPost.com', 'The New York Times', 'MSNBC.com', 'BBC', 'Daily Telegraph', 'Folha de S. Paulo' e 'El País', entre muitos outros.

Ver www.online.journalism.utexas.edu

Sem comentários: