Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

22 setembro 2008

Comunicar, seduzindo o olhar



Um novo género jornalístico. O conceito da infografia tem dezenas de anos de existência, mas a informática revolucionou os procedimentos e os efeitos, valorizando o seu papel no processo de comunicação. Este é o tema da revista mensal ‘JJ - Jornalismo & Jornalistas’, do Clube de Jornalistas, com textos de Helena de Sousa Freitas e fotografias de Luís Humberto Teixeira. A edição, a número 35, já se encontra em distribuição.

Género jornalístico complementar ou autónomo, o infografismo tem vindo a conquistar espaço e estatuto. As infografias explicam o que um texto não descreve, o que uma foto não mostra. E fazem-no sem se sobrepor a nenhum dos dois, podendo até incorporá-los no cumprimento da sua missão primordial: informar de forma rápida, eficaz e esteticamente apelativa.

A ‘JJ - Jornalismo & Jornalistas’ é a única publicação periódica em Portugal, dentro do seu âmbito: uma revista de jornalistas exclusivamente dedicada aos problemas, às experiências, ao trabalho, à história, à formação e aos desafios que se colocam aos próprios jornalistas.

"Uma infografia é bem-vinda sempre que algo é muito difícil de explicar por outro meio."
Luís Taklim, director de arte da Anyforms, em entrevista à ‘JJ – Jornalismo & Jornalistas’


Ver revista 'JJ - Jornalismo & Jornalistas' e tema 'Infografias de Imprensa, Digitais e Televisivas'.

Sem comentários: