Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

28 outubro 2008

Geomonumentos dos Açores


Descodificar e proteger a paisagem. Os parques naturais dos Açores foram tema de artigo especial e mapa suplemento da revista mensal ‘National Geographic Portugal’, da RBA Revistas. O património natural da região autónoma dos Açores é entendido, cada vez mais, não apenas como sendo constituído pela sua flora e fauna, mas também pelo suporte geológico que as suporta e condiciona.

O mundo vivo que constitui estas ilhas, tem raízes nos vulcões que as originaram e nas rochas que as constituem. A par da biodiversidade das ilhas dos Açores, importa catalogar, conhecer e proteger a geodiversidade da região, vista como uma componente importante do património natural açoriano.

Das cerca de 40 áreas protegidas existentes nos Açores, algumas foram objecto de classificação quase exclusivamente, ou em grande parte, devido à sua importância geológica. Estão entre estas áreas o Pico das Camarinhas e a Fajã Lávica da Ferraria (São Miguel), o Vulcão dos Capelinhos (Faial), a Gruta das Torres (Pico), a Gruta do Carvão (São Miguel) e a Pedreira do Campo (Santa Maria).


Colecção de ilustrações Anyforms/National Geographic. ‘National Geographic Portugal’ de Julho de 2008.

Ver National Geographic Portugal

Sem comentários: