Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

16 outubro 2008

Impact sur Mars


L'envie de savoir. A revista científica ‘Science & Vie’, publicada mensalmente em França desde 1913 e, actualmente, propriedade da editora Mondadori France, dedica-se aos avanços científicos e tecnológicos e à vida prática.
Recentemente, a publicação dedicou um artigo à explicação da teoria do eventual impacto de um grande corpo celeste sobre Marte, dando origem a duas superfícies bastante diferentes na crosta do planeta.

A superfície de Marte parece ter uma dupla personalidade. O hemisfério sul tem muitas crateras e é muito acidentado. Por contraste, o hemisfério norte é mais plano e regular. Três recentes trabalhos científicos fornecem as evidências mais concretas da responsabilidade de uma força exterior pelas diferenças.
De acordo com os cientistas, um asteróide ou cometa terá chocado com o jovem planeta Marte há 4 mil milhões de anos, arruinando grande parte da sua crosta ao norte e criando um buraco gigante em 40 por cento da sua superfície. Novos cálculos revelam que a cratera conhecida como ‘Bacia Borealis’ mede 8 530 por 9 656 quilómetros - o tamanho da Ásia, Europa e Austrália juntos.


Ilustração Anyforms/Science & Vie. Revista ‘Science & Vie’.

Ver 'Science & Vie'

Sem comentários: