Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

26 outubro 2008

Temas Factos Figuras


‘Annualia 2008-2009’. Factos relevantes para serem lembrados ou comemorados, as efemérides são o modo que o jornalismo e a infografia de imprensa, em particular, encontraram para trazer a História dos historiadores para o noticiário quotidiano. O passado dá, assim, origem à reportagem, à narrativa jornalística e às representações visuais.
Quando a infografia figura a História deixa de tratar apenas da realidade e passa a iluminar o passado com uma visão contemporânea, numa leitura do passado com uma ilustração do presente.

As efemérides constituem uma oportunidade para descobrir ou revisitar personalidades, autores, obras, instituições ou factos históricos, reflectir sobre eles, muitas vezes com uma importante nota inovadora.
A ’Annualia’, publicação anual da Editorial Verbo, destaca e homenageia personalidades de diversas gerações e sectores de actividade, como forma de reconhecimento dos seus percursos humanos, científicos ou artísticos, e por outro lado evoca, com saudade e algumas vezes com emoção, algumas figuras recentemente desaparecidas, dando relevo à obra que nos legaram.

Mais do que um registo do já acontecido, as balizas temporais da ‘Annualia’ cumprem também a função de projectar o seu conteúdo mais adiante, no futuro próximo.
Ao apresentar reflexões temáticas e visões de conjunto a obra ajuda a melhor compreender a nossa realidade, seja nos domínios da novidade e da investigação científica, seja no campo das novas análises e formulações de velhos problemas, no que constitui uma importante fonte e ferramenta para o jornalismo e a infografia de imprensa.



Ver Annualia Blog e Editorial Verbo

Sem comentários: