Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

06 novembro 2008

Prémios de Edição


Direcção criativa. Os ‘Prémios de Edição’ promovidos pela Booktailors - Consultores Editoriais e pela Fundação Círculo de Leitores - Revista ‘LER’, têm o objectivo de reconhecer, valorizar e comunicar as boas práticas e o profissionalismo existentes no sector editorial português.
Os impressos periódicos, os panfletos, as obras sem ISBN, os livros escolares e técnicos, bem como os impressos de comunicação, não são considerados elegíveis.

Entre os prémios a concurso destaque para Melhor Capa, Melhor Projecto Gráfico e Melhor Ilustração Original para obras de literatura, não-ficção, infanto-juvenil e gastronomia.
Haverá, para além dos prémios a concurso, Prémios Especiais, atribuídos em exclusivo pelo júri de 15 elementos - presidido por Francisco José Viegas, director da revista ‘LER’ - de que se destaca o atribuído às Artes Gráficas, para um indivíduo ou entidade responsável por, ao longo dos tempos, ter marcado positivamente as artes gráficas em Portugal.

PONTOS DE AVALIAÇÃO
Melhor Capa
Premeia a editora e a direcção criativa responsáveis pelo conceito e execução gráfica de determinada capa original portuguesa de obra elegível publicada em Portugal. Será considerada a relação entre tipografia, cor, fotografia ou ilustração, formato, características da reprodução gráfica e acabamentos de reprodução gráfica.
Melhor Projecto Gráfico
Premeia a editora e a direcção criativa responsáveis pelo conceito e execução gráfica de determinada obra elegível publicada em Portugal. Será considerada a relação entre mancha gráfica, escolha tipográfica, entrelinha, clareza de leitura e características da reprodução gráfica.
Melhor Ilustração Original
Premeia a editora e o ilustrador responsáveis pela execução de determinada ilustração original portuguesa feita para livro publicado em Portugal.


Ver ‘Prémios de Edição Ler Booktailors 2007/08’

Sem comentários: