Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

30 dezembro 2008

A Grande Recessão de 2009


Trend Blend 2009+ A Map of Time and Tide. A recessão económica vai chegar a Portugal em 2009 e deve fazer a taxa de desemprego subir ao valor mais alto dos últimos 21 anos. Segundo o ‘Economic Outlook’ divulgado pela OECD, exportações e investimento em queda, conjugados com um consumo arrastado pela tendência negativa, vão fazer a economia contrair em 2009, empurrando Portugal para a primeira recessão desde 2003.

Também o FMI avisa que todas as economias desenvolvidas vão mergulhar em recessão económica no próximo ano. A quebra na economia europeia será a mais significativa dos últimos 20 anos.

O combate ao desemprego é a prioridade do Governo português que aposta no investimento público. Para o mundo, as medidas da equipa económica do novo presidente norte-americano Barack Obama são a esperança.

Em Portugal, no sector da imprensa, repensar o modelo de negócio dos jornais, tendo em conta a utilização da Internet, de forma rentável, é uma das ideias defendidas para 2009 pela API - Associação Portuguesa de Imprensa, que com o programa ‘Repensar a Imprensa’ propõe um processo de transformação dos sistemas de organização e produção de trabalho, com implicação do nível das próprias estruturas organizacionais.

Este processo de transformação da indústria, partindo da capacidade de produzir notícias e informação, assenta no recurso a novas plataformas de acesso e partilha de conteúdos, motivando a existência de diferentes canais de veiculação de notícias ajustados aos diversos públicos.

Tanto os jornais de informação geral como os da área económica registaram, em 2008, uma subida quase generalizada na circulação paga, quando comparados com 2007. A tendência optimista verificada através dos dados da APCT - Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação, não se estende, porém, às revistas temáticas e aos diários desportivos.

Um bom ano de 2009!


Ver What’s Next - Stay Ahead of the Future

Sem comentários: