Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

04 fevereiro 2009

Palmarès Officiel


Festival International de la Bande Dessinée d'Angoulême. Winshluss, pseudónimo de Vincent Paronnaud, acaba de vencer o ‘Fauve d’Or 2009’ do Festival d’Angoulême, para o melhor álbum de banda desenhada publicado em França em 2008, pelo álbum ‘Pinocchio’ editado pela Les Requins Marteaux.

Nascido em La Rochelle, em 1970, Winshluss é o grande mestre do humor macabro no cenário dos Estados Unidos nas décadas de 1930-50 e um influente autor no mercado independente francófono de banda desenhada.

Desde 1995, grande parte do trabalho de Winshluss tem consistido em exposições e na edição de sete álbuns. Em 2007, Winshluss recebeu com Marjane Satrapi o prémio ‘Prix Spécial du Jury’ do Festival de Cannes pela co-realização da longa metragem de animação ‘Persopolis’.

O álbum ‘Pinocchio’, agora distinguido, segue a história do romance de Collodi transformando o protagonista de madeira num fantoche androide num argumento com quase ausência de diálogos ou texto. Uma prova do vituosismo e comicidade de um dos mais importantes autores francófonos da actualidade.


Ver ‘Les Requins Marteux – Pinocchio par Winshluss’.


PALMARÈS 2009

FAUVE D'OR - PRIX DU MEILLEUR ALBUM 2009
‘Pinocchio’ de Winshluss (Les Requins Marteaux)

LES ESSENTIELS D'ANGOULEME 2009
‘Lulu Femme Nue - Premier Livre’ de Étienne Davodeau (Futuropolis)
‘Martha Jane Cannary - Les Années 1852-1869’ de Mattheieu Blanchin e Christian Perrissin (Futuropolis)
‘Le Petit Christian - 2’ de Blutch (L’Association)
‘Spirou - Le Journal d’un Ingénu’ de Émile Bravo (Dupuis)
‘Tamara Drewe’ de Posy Simmonds (Denoël Graphic)




Ver 'FIBD Angoulême - Palmarès 2009'.

Sem comentários: