Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

12 março 2009

Trabalho de Conclusão de Curso


Sistematização de um método para produção de infográficos com base no estudo de caso do jornal ‘Folha de S. Paulo’. Trabalho académico de conclusão de curso apresentado por Rafael de Castro Andrade ao Curso de Graduação em Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina (Brasil), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel.

“A infografia é uma área recente, tanto que o próprio termo ainda é discutido por seus profissionais, e por isso carente de literatura específica em português, que aborde de maneira
direta o modo de produção de infográficos.

A relevância do tema no país é notável, principalmente nos meios de comunicação de massa, em especial revistas e jornais, nos quais a infografia atua como elemento atrativo e revitalizador.

Este trabalho consiste em sistematizar um método para a confecção de infográficos e se utiliza da experiência do modo de produção do jornal ‘Folha de S. Paulo’, um jornal de grande circulação nacional que têm a infografia como diferencial em seu projeto editorial.

Por meio de um estudo de caso feito em sua redação, confrontado com a análise dos infográficos premiados e literatura específica.”

Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 A Necessidade da Explicação e o Surgimento da Infografia
2.2 Método de Tufte
2.2.1 A Importância dos Detalhes
2.2.2 Paralelismo
2.2.3 Múltiplos no Tempo e Espaço
2.2.4 Causalidade
2.3 Método de Rajamanickam
2.3.1 Organizar
2.3.2 Tornar Visível
2.3.3 Definir o Contexto
2.3.4 Simplificar
2.3.5 Redundância
2.3.6 Mostrar Causa e Efeito
2.3.7 Comparar e Diferenciar
2.3.8 Criar Dimensões Múltiplas
2.3.9 Integrar
2.4 Infografia Jornalística
3. METODOLOGIA DA PESQUISA
3.1 Estudo de Caso: A produção de infográficos na 'Folha de S. Paulo'
3.1.1 Planejamento
3.1.1.1 Hipóteses do estudo de caso
3.1.1.2 'A Folha de S. Paulo'
3.1.1.3 Contatos para o trabalho de campo
3.1.2 Estudo Piloto
3.1.3 Coleta de Dados
3.1.3.1 Documentação
3.1.3.2 Entrevista em Profundidade
3.1.3.3 Observação Direta
3.1.3.4 Artefatos
3.1.4 Análise da Informação e Relatório
3.2 A Elaboração de um Método Piloto
3.2.1 Foco ou recorte
3.2.2 Definição do Público Alvo
3.2.3 Coleta de Informações
3.2.4 Análise da Informação
3.2.5 Hierarquização da Informação
3.2.6 Fornecer Parâmetros
3.2.7 Objetividade da linguagem utilizada na peça
3.2.8 Princípios da Sintaxe Visual
3.3 O exercício de aplicação
3.3.1 Metodologia para aplicação do exercício
3.3.2 Análise dos Resultados
4. RESULTADOS

4.1 O método para produção de Infográficos
5. CONCLUSÃO


Ver ‘Portifólio Rafael de Castro Andrade’.

Sem comentários: