Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

18 julho 2009

Prémio Sebastião Rodrigues


PND 2009. O Centro Português de Design lançou os ‘Prémios Nacionais de Design’ que terão uma categoria destinada a distinguir e promover as capacidades e competências de jovens designers de Comunicação/Gráfico a quem será atribuido o ‘Prémio Sebastião Rodrigues’.

Presidido por Henrique Cayatte, o CPD tem como objectivo não só a divulgação das actividades relacionadas com o design em Portugal, como também promover e encontrar apoios à investigação.

Sebastião Santos (1929 – 1997) nasceu em Lisboa e começou por produzir trabalhos gráficos para o jornal ‘A Voz’ . Trabalhou na Agência de Publicidade Artística, sob a influência do neo-realismo.

A partir de 1948, executou cartazes, folhetos e montras para o Secretariado Nacional da Informação, trabalhos marcados pelo movimento modernista.

Realizou trabalhos para a Publicações Europa-América, Verbo e Banco de Fomento Nacional. Participou ainda na revista ‘Almanaque’ e foi responsável pelo design gráfico do livro ‘O Papel-Moeda em Portugal’, uma das suas obras de referência.

Os seus objectos gráficos nasciam da investigação. Na pesquisa e no aprofundamento das raízes da cultura popular portuguesa está uma das chaves da qualidade do seu trabalho.

A Sebastião Rodrigues deve-se a imagem gráfica de prestígio que tem ainda hoje a Fundação Calouste Gulbenkian.

Participou em inúmeras exposições e foi distinguido com o 'Diploma de Honra' no cartaz para as Olimpíadas Helsínquia 1952 e o 'Award of Excellence 1991' pelo International Council of Graphic Associations.

Estão editados os catálogos de exposição ‘Falando do Ofício’ (1986 Sociedade Tipográfica) e ‘Sebastião Rodrigues, Designer’ (1995 Fundação Calouste Gulbenkian).

“Sebastião Rodrigues era um designer de enorme qualidade em qualquer parte do mundo. Foi um autodidacta porque a formação dele não era essa.
Era um homem de imensa cultura e mudou completamente o paradigma do design em Portugal. O Sebastião pertenceu à primeira geração dos designers em Portugal”.
Henrique Cayatte in 'tipografos.net'


Regulamento e informações sobre os ‘PND 2009’ disponíveis em breve em 'Centro Português de Design'.

Sem comentários: