Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

04 agosto 2009

John Grimwade


Formado em design gráfico pelo Canterbury College of Art, John Grimwade é responsável pelo departamento de gráficos das revistas ‘Condé Nast Traveler’ e ‘Condé Nast Portfolio’ do grupo norte-americano Condé Nast Publications. Nas últimas três décadas colaborou com mais de três dezenas de revistas. Antes de se mudar para Nova Iorque, trabalhou durante 14 anos com diários ingleses, sendo durante seis anos chefe do departamento de gráficos do jornal ‘The Times’.

Reconhecido como um dos decanos no panorama da infografia mundial, John Grimwade foi, durante oito anos, consultor para gráficos da revista científica norte-americana ‘Popular Science’.

Apesar de produzir todo o tipo de infografias explicativas, John Grimwade especializou-se em mapas e diagramas de ajuda à navegação em espaços complexos. Nos anos 1980 desenvolveu um estilo muito limpo baseado em perspectivas isométricas e icones, numa estética plenamente contemporânea que viria a ser posteriormente trabalhada com recurso a ferramentas informáticas.

John Grimwade é co-anfitrião do ‘Show Don’t Tell!’, workshop anual dos ‘Malofiej - Premios Internacionales de Infografía’’ e dá aulas sobre infografia na School of Visual Arts, em Manhattan. É ainda conferencista da SND - Society of News Design, da escola de jornalismo Poynter Institute, na Florida, e do Folio: Show Virtual, feira e conferência online para a indústria de publicações.

Alguns dos trabalhos de John Grimwade podem ser vistos no seu site ‘John Grimwade Information Graphics’ e nos sites das revistas ‘Traveler’ e ‘Portfloio’, cuja edição impressa foi extinta em Maio.

“I read stories, go to meetings, and generally look for places where visual explanation could help. Information graphics are (thankfully) considered to be an important part of the editorial process. Once we have an idea, I work on it with editors and designers to come up with a clear plan. Only then do we go on to the artwork stage.
There is no exact formula. It’s a combination of experience and intuition. I have a pretty good sense of what will work better if we present it visually. But it’s not magic, I learnt it from some superb practitioners. In magazines, ‘Wired’ is often brilliant. In data visualization, Ben Fry is a genius.”

Ver ‘John Grimwade Information Graphics’, ‘Condé Nast Traveler’ e ‘Condé Nast Portfolio’.

Sem comentários: