Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

26 agosto 2009

O Grande Vigésimo


Pensar a BD. O festival internacional de banda desenhada ‘Amadora BD 2009 - 20º FIBDA’ vai ter este ano uma exposição dedicada aos 50 anos da criação de Astérix.

A vigésima edição do festival decorrerá de 23 de Outubro e 08 de Novembro, no Fórum Luís de Camões, na Brandoa (Amadora).

O programa do festival, que tem como director Nelson Dona, contempla exposições, presença de autores nacionais e estrangeiros (autógrafos, debates, lançamento de livros e workshops), espaço comercial (feira do livro de banda desenhada), espaço infantil, actividades para os mais novos e cinema de animação.

Para esta edição está prevista uma exposição com desenhos de Albert Uderzo, o autor que desenhou os mais de trinta volumes das histórias do pequeno gaulês, muitos deles em parceria com o argumentista René Goschinny, falecido em 1977.

A 22 Outubro será lançado em simultâneo em vários países, incluindo Portugal, um álbum inédito assinado por Uderzo para assinalar o meio século de Astérix.

O festival vai contar com a presença de alguns dos autores que passaram pelo ‘Amadora BD - FIBDA’ ao longo de duas décadas.

O autor francês Pierre Lepage vai estar presente para apresentar uma exposição com originais de ‘Muchacho - Tomo 2’ (2008 Edições ASA), eleito melhor álbum de autor estrangeiro nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2008.

No ‘Amadora BD 2009 - 20º FIBDA’ estarão também presentes os artistas Cameron Stewart, Karl Kerschl e Ramón Pérez, que integram o colectivo ‘Transmission X’ de banda desenhada na Internet, para apresentarem um livro a ser lançado pela Kingpin Books que reúne histórias dos três ilustradores e argumentistas.

No âmbito do 'Amadora BD', serão atribuídos os 'Prémios Nacionais de Banda Desenhada' que funcionam como elemento credibilizador do panorama português de banda desenhada. A programação completa do festival será apresentada em Setembro.


Ver 'CNBDI - Amadora BD'.

Sem comentários: