Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

12 agosto 2009

A palaeolithic map


El mapa más antiguo de Europa Occidental. Caçadores nómadas de há 13 660 anos, que terão vivido no território que é hoje a França e atravessaram os Pirinéus em busca de peles de animais, foram os autores do que é apresentado como o primeiro mapa cartográfico da Europa Ocidental.

Aquela que também pode ser considerada a primeira infografia da Europa Ocidental, foi descoberta em 1993, no vale de Abauntz, em Navarra (Espanha), e agora descodificado pela equipa da paleontóloga Pilar Utrilla, da Universidad de Zaragoza.

Os indivíduos da cultura magdaleniense gravaram numa pequena pedra o panorama que tinham ao seu redor, assinalando montanhas, rios, passagens ou pontes sobre a água, zonas inundáveis e mesmo áreas onde se encontrava com mais frequência os animais que procuravam.

O achado e a interpretação deste tesouro cartográfico acaba de ser publicado na revista científica ‘Journal of Human Evolution’. O diário espanhol ‘El Mundo’ publicou um artigo sobre o tema com recurso à infografia ‘Cartografias de hace 13.700 años’, da autoria de Adolfo Arranz.

Ver ‘Journal of Human Evolution - August 2009’ e ‘El Mundo - Arqueología’.

Sem comentários: