Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 agosto 2009

Prémio SIP Infografia


O melhor do jornalismo continental das Américas. O ‘Prémio de Excelência Jornalística’ da SIP - Sociedad Interamericana de Prensa é único na sua categoria, em termos de volume e importância. Publicações e agências de notícias de mais de 33 países das Américas e do Caribe apresentam os seus melhores trabalhos em espanhol, português ou inglês no concurso.

As 11 categorias premiadas contemplam as relações interamericanas, direitos humanos, cobertura noticiosa, jornalismo em profundidade, fotografia, caricatura, infografia, opinião, jornal na educação e a melhor cobertura noticiosa na Internet.

É também concedido o ‘Grande Prémio SIP para Liberdade de Imprensa’ a uma pessoa ou organização que tenha apresentado um sucesso significativo na luta pela liberdade de imprensa.

No início de Julho, em Miami (Estados Unidos), Fabricio Altamirano, presidente da comissão de prémios da SIP, anunciou os vencedores dos prémios que serão entregues no decorrer da ‘65ª Asamblea General de la SIP’, em Buenos Aires (Argentina), no início de Novembro.

O ‘Prémio SIP Infografia’ foi nesta edição entregue a Alejandro Cardozo juntamente com Juan Noriega, Carlos Morales, Alejandro Urueña e Beiman Pinilla, do diário ‘El Tiempo’ de Bogotá, (Colombia), pela infografía 'Colombia, el país con más víctimas por minas', que com uma acertada combinação de informação, fotografias, vídeos e peças gráficas, retrata magistralmente a tragédia de centenas de vítimas.

O júri concedeu ainda a Menção Honrosa a Alfredo Fukuhara, Carmen Gallegos, Sergio Fernández, Roxana Loarte, Rems Miranda, Carlos Ramírez e Mario Mejía, de ‘El Comercio’ de Lima (Peru), pela infografia interactiva 'El megajuicio a Fujimori'.

“La calidad de los trabajos refleja el alto nivel del periodismo que se realiza en América Latina y América del Norte. La participación ha sido destacada, signo del interés de los profesionales del periodismo por el premio”.
Fabricio Altamirano, presidente da comissão de prémios da SIP.


Sem comentários: