Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 agosto 2009

Está na hora. E vem mesmo a tempo


Texto, imagem e tempo. A EXD - ExperimentaDesign Lisboa 2009, bienal internacional dedicada ao design, arquitectura e criatividade, dedica a edição deste ano ao tema ‘It’s About Time’. O tempo é uma das matérias-primas da vida, bem como do design.

A EXD, com direcção de Guta Moura Guedes, vai olhar para o tempo enquanto material, recurso e desafio: tempo para pensar, tempo para colaborar, tempo para reflectir. O programa inclui exposições, conferência e ciclos, espaços e projectos.

Entre a programação, de 09 de Setembro a 08 de Novembro, destaque para a exposição ‘Quick, Quick, Slow’. Comissariada por Emily King, historiadora de design, crítica e curadora britanica, a exposição será apresentada no Centro Cultural de Belém. ‘Quick, Quick, Slow’ é uma co-produção EXD/Museu Colecção Berardo.

Num olhar retrospectivo que se estende ao início do século XX, a exposição explora a dimensão do tempo no design gráfico, mapeando as influências e impactos recíprocos entre grafismo impresso e animado.

'Quick, Quick, Slow' explora o modo como os designers têm evocado a ideia e fluxo do tempo através de formas estáticas, do 'look dinâmico' e das primeiras experiências modernistas com tipografia até às complexas sequências animadas concebidas para cinema e publicidade.

A exposição acompanha o percurso do grafismo animado desde os exercícios abstractos dos cineastas pioneiros do século XX, que depois evoluíram para títulos e genéricos de cinema e grafismos para videoclips e anúncios publicitários de televisão.

Por fim, 'Quick, Quick, Slow' observa o contexto actual, dominado pelo surgimento do computador pessoal e a importância do meio digital, incluindo websites, jogos e ambientes interactivos, focando as soluções eloquentes e engenhosas encontradas pelos designers para preencher o espaço temporal.

Combinando uma excepcional selecção de peças gráficas impressas, projecções vídeo e peças digitais inéditas, esta exposição traça uma história alternativa do design gráfico na sua relação com o tempo nas suas vertentes de movimento, aceleração e fluxo.


Ver 'EXD´09'.

Sem comentários: