Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 setembro 2009

All the time


API Application Programming Interface. Depois da generalização da utilização do ‘Google Maps’ como ferramenta de recurso para a produção de infografias, o ‘Dipity’, da Underlying, está a impor-se e a adquirir igual relevância nas redacções e agências.

Disponibilizada em Abril de 2007, por Benjamin Garrett, BK Gupta, Derek Dukes e Zack Steinkamp a aplicação permite criar linhas de tempo que podem ser partilhadas com as últimas notícias, videos do YouTube, fotos do Flickr e mensagens do Twitter.

O interface de cronogramas baseado num agregador ‘lifestreaming’ lançou entretanto a versão 2.0 que inclui uma variedade de novas características sociais.

A plataforma ‘Dipity’ é actualmente utilizada pelos jornais ingleses ‘The Guardian’ e ‘The Daily Telegraph’ e pelo norte-americano ‘San Francisco Chronicle’.

Útil para agregar informação, apesar do seu uso generalizado poder contribuir para uma indesejada uniformização, o ‘Dipity’ tem um fraco critério visual um pouco à semelhança do ‘Google Maps’ devido às suas poucas opções de adaptação.

Uma ferramenta que nunca poderá substituir um departamento multimedia, pois só a infografia de qualidade pode ser um elemento diferenciador para os media de prestígio.

Sem comentários: