Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

28 novembro 2009

Prémios 'ÑH6' em livro


O melhor do design jornalístico Espanha/Portugal 2009. A SND-E Society for News Design - Capítulo Español acaba de editar, pela Index Book, o álbum 'ÑH6 - Lo Mejor del Diseño Periodístico de España y Portugal en 2009', uma recolha dos vencedores e finalistas do certame e de todos os prémios concedidos.

Foram atribuídas 37 medalhas de ouro e prata e mais de 50 menções em cada um das categrias (redesenhos, capas, primeiras páginas, coberturas, suplementos, fotografia, infografia e ilustração).

Cada membro do júri, composto por destacados profissionais de ambos países, escreve sobre a importância dos prémios e a sua visão de futuro para o design jornalístico ibérico.

São 273 páginas de bons exemplos e análise do design editorial actual e das tendências do jornalismo visual, numa edição bilingue em português e castelhano.

A sexta edição dos ‘Prémios ÑH’ realizou-se em Novembro, no 'Centro de Congressos Taguspark’, em Oeiras, durante o 'Congresso ÑH6 - O Melhor do Desenho Jornalístico Espanha & Portugal'.

Apresentaram-se a concurso mais de 2 300 trabalhos de 62 meios. O júri concedeu um total de 202 medalhas, 16 das quais à categoria Infografia.

Entre os jurados estiveram os portugueses Armando Alves, director de arte do diário desportivo ‘O Jogo’ e Fernando Barata, director de arte da revista ‘Sábado’.

Os ‘Prémios ÑH’ foram criados para impulsionar a qualidade do jornalismo visual em Espanha e Portugal, para apostar numa aproximação entre desenho, fotografia, infografia e ilustração nas redacções e para reconhecer as boas práticas nos media.


Ver ‘Index Book - Libros Novedad’.

Sem comentários: