Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 fevereiro 2010

Le Fauve


Festival International de la Bande Dessinée. Criado em 1974, o 'Festival d'Angoulême' é o mais importante festival de banda desenhada europeu e realiza-se anualmente na vila francesa de Angoulême, na região de Poitou-Charentes.

O festival inclui exposições temáticas, espectáculos cénicos, encontros com autores e maratonas gráficas, para além da feira de banda desenhada com a presença de duas centenas de editoras expositoras.

Esta 37ª edição do 'Festival d'Angoulême' realizou-se de 28 a 31 de Janeiro. No âmbito do festival, o 'Palmarès Officiel', atribuído por um júri, concedeu o prémio 'Fauve d'Or' para melhor álbum, entre outras distinções, às seis dezenas de obras a concurso editadas em França em 2009.

O ‘Fauve d’Or’, prémio para melhor álbum a concurso foi atribuido ao álbum ‘Pascal Brutal - Plus Fort que les Plus Forts’ (L’Association) do autor-desenhador francês Riad Sattouf, de 32 anos, colaborador do jornal ‘Charlie Hebdo’ e realizador do filme ‘Les Beaux Gosses - Uns Belos Rapazes’ (2009 Pathé).

A série de banda desenhada ‘Pascal Brutal’ surgiu nas páginas da revista ‘Fluide Glacial’ cujo personagem redefine a identidade do ‘macho-dominante’ num futuro próximo onde o liberalismo e consumismo dominam.

PALMARÉS
Fauve d'Or - Prix du Meilleur Album
‘Pascal Brutal - Plus Fort que les Plus Forts’ de Riad Sattouf (Fluide Glacial)
Fauve d'Angoulême - Prix Special du Jury
‘Dungeon Quest - Tome 1’ de Joe Daly (L’Association)




Ver ‘Angoulême 2010’ e ‘Riad Sattouf - Site’.

Sem comentários: