Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

20 janeiro 2010

Workshop Infografia Multimédia


Media Room. A agência Lusa, em colaboração com a Universidade do Porto, vai realizar o ‘Workshop Infografia Multimédia’, nos dias 04 e 05 de Fevereiro, nas instalações da agência Lusa, em Lisboa.

A acção de formação é destinada a jornalistas e profissionais de comunicação e visa proporcionar a utilização das linguagens em suportes digitais, ao nível da Infografia e das narrativas Online.

O ‘Workshop Infografia Multimédia’, com um limite de 20 inscritos, será ministrado por Aitor Eguinoa e Alberto Cairo e coordenado por Nuno Vargas.

O custo do workshop é de 325 euros com as inscrições ao cuidado de Rita Rosa com contacto pelo e-mail rrosa@lusa.pt e pelo telefone 22 711 66 79.

PROGRAMA

Quinta, 04 de Fevereiro
09h30 - Recepção e Apresentação do Workshop
David Pontes e Nuno Vargas
09h45 - Apresentação: Elementos Chave para a Evolução da Infografia - A natureza multidisciplinar da profissão

Alberto Cairo
10h30 - Apresentação: Psicologia Cognitiva - Como o cérebro entende o que nos rodeia e como
podemos aproveitar-nos disso

Alberto Cairo
11h30 - Apresentação: Cartografia e Estatísitca em Imprensa

Alberto Cairo
12h15 - Apresentação: Rigor, Precisão e Verdade - Questões éticas
14h30 - Apresentação: Princípios da Interacção - Papel vs. Online

Aitor Eguinoa
15h15 - Apresentação: Tipos de Interactividade
Aitor Eguinoa
16h15 - Apresentação: A Organização da Informação e o Design da Navegação

Aitor Eguinoa
17h00 - Storyboards

Aitor Eguinoa
18h30 - Multimédia: EUA vs. Europa

Sexta, 05 de Fevereiro
09h30 - Projecto Prático

Aitor Eguinoa e Alberto Cairo
11h30 - Projecto Prático

Aitor Eguinoa e Alberto Cairo
14h30 - Projecto Prático

Aitor Eguinoa e Alberto Cairo
17h15 - Correcção, Discusão e Revisão do Projecto Prático
Aitor Eguinoa e Alberto Cairo

AITOR EGUINOA
Licenciado em Ciências da Informação pela Universidad del País Vasco. Trabalhou durante 10 anos nas secções de infografia de alguns dos jornais mais importantes de língua espanhola como ‘El País’, ‘El Correo’ (Bilbao) e ‘La Nación’ de Buenos Aires (Argentina).
Nos últimos anos tem-se dedicado a aprofundar a criação de infografias para meios digitais, divulgando a infografia digital, a partir da consultora 90Grados, como um instrumento de comunicação visual útil a empresas e outras instituições não relacionadas com a
informação diária. Professor Associado da Universidade de Navarra dentro do Departamento de Projectos Jornalísticos.
Premiado em numerosas ocasiões em congressos de design jornalístico como a SND (Society of News Design). Vencedor, em 2001, do prémio Peter Sullivan (o mais alto galardão da infografia mundial) na ‘Malofiej - Cumbre Mundial de Infografia’ onde, desde 1996, tem alcançado inúmeras medalhas de bronze, prata e ouro.

ALBERTO CAIRO
Licenciado em Jornalismo, pela Universidade de Santiago de Compostela, Galiza (Espanha). Começa como infografista no matutino ‘La Voz de Galicia’ em 1997, passando para o ‘Diario 16’ no ano seguinte. Em 2000, torna-se Director de Gráficos Interactivos do elmundo.es. Em Agosto de 2005 muda-se para os Estados Unidos onde exerce como Professor Distinguido James H. Shumaker, na Universidade de North Carolina em Chapel Hill. A partir de Março de 2010 será director de informação visual de todas as revistas da Editora Globo, em São Paulo, Brasil.
Em 2005 e 2006 foi Director de Infografia nos documentários multimédia ‘The Ancient Way’, ‘Atacama Stories’ e ‘Chasing Crusue’ produzidos entre a UNC-Chapel Hill (EUA), a Universidade de Santiago de Compostela (2005) e a Universidad de Los Andes (Chile). Em 2009 foi convidado, juntamente com Xaquín G.V., para ser professor de Infografia multimédia, no Beyond Bootcamp da University of Miami (Estados Unidos).
Galardoado nos premios da SND-E, incluindo a primeira medalha atribuída a uma cobertura infográfica de Actualidade, relativa aos gráficos dos atentados de Madrid. Multipremiado na ‘Malofiej - Congresso Mundial de Infografia’, com 36 medalhas (11 de ouro) e nos ‘Prémios ñh’ com 8 medalhas e o Award of Excelence Innovation in Infographics. Dirigiu de 2003 a 2005 o Curso Intensivo de Infografia Multimedia do jornal elmundo.es.


Sem comentários: