Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

14 abril 2010

Humor Gráfico de Imprensa


Exposição e Livro. O salão ‘World Press Cartoon 2010’, com direcção de António Antunes, é constituído pelas três grandes áreas do humor gráfico de imprensa: desenho de humor, cartoon editorial e caricatura.

A exposição está patente no Sintra Museu de Arte Moderna, de 17 de Abril a 04 de Julho, com entrada livre.

O 'World Press Cartoon' pretende ser uma referência em termos de qualidade e de prestigio para todos os cartoonistas que a nível mundial publicam os seus trabalhos na imprensa.

O cartoonista é simultaneamente um jornalista que olha a realidade e identifica a notícia e um artista gráfico com domínio visual de formas, traços e cores.

Esta sexta edição do ‘World Press Cartoon’ distingue os melhores trabalhos publicados durante o ano de 2009, de entre 531 obras a concurso, publicadas em 429 jornais e revistas de 77 países. A exposição mostra cerca de 400 trabalhos.

O ‘Grande Prémio WPC 2010’ distinguiu a caricatura ‘Putin’ do cartoonista argentino Gabriel Ippóliti, um trabalho publicado no diário ‘Ámbito Financiero’, de Buenos Aires.

O livro ‘Os Autores World Press Cartoon 2010’, com o melhor da imprensa mundial em cartoon, será distribuido com o semanário ‘Expresso’ de sábado, 01 de Maio, por mais 7,50 euros.



Ver ‘World Press Cartoon - Sintra 2010’.

Sem comentários: