Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 junho 2010

Portugal Contemporâneo


Base de Dados. A Pordata é um serviço público de informação estatística criado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida por António Barreto, e à disposição de todos os interessados.

Nesta base de dados, dirigida por Maria João Valente Rosa, é possível encontrar milhares de estatísticas e indicadores sobre os mais diversos aspectos da realidade portuguesa.

São 14 os temas com que se inicia a Pordata, com cada um dos temas está subdividido em vários subtemas, que incluem múltiplas séries de dados estatísticos. Estes dados podem ser visualizados sob a forma de tabelas, para o todo ou parte do período de dados disponível.

Os dados podem também ser visualizados sob a forma de gráficos estáticos e dinâmicos. Há ainda a possibilidade de os dados serem transformados automaticamente em indicadores habituais (como as percentagens ou as variações) e, no caso da unidade de medida ser o euro, de se converterem os valores de preços correntes em preços constantes.

Também está prevista a possibilidade de se construírem quadros personalizados, a partir de séries estatísticas relativas a diferentes temas.

O diário ‘i’, da Lena Comunicação, publicou recentemente a série de oito infografias ‘Coleccionável - Portugal de Verdade’ recorrendo à informação estatística da Pordata, num trabalho de Carlos Monteiro e Ricardo Santos.

CONTEÚDOS
Pordata

População
Saúde
Educação
Protecção Social
Emprego e Mercado de Trabalho
Empresas e Pessoal
Rendimento e Despesas Familiares
Habitação e Conforto
Justiça
Cultura
Contas Nacionais
Contas do Estado
Ambiente, Energia e Território
Ciência e Tecnologia


Ver ‘Pordata’ e ‘i Infografia - Pordata Final’.

Sem comentários: