Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

04 julho 2010

A tour through the visualization zoo


A survey of powerful visualization techniques. Um estudo de técnicas de visualização, do óbvio ao obscuro é apresentado no magazine de engenharia de software ‘ACM Queue’, da autoria de Jeffrey Heer, Michael Bostock e Vadim Ogievetsky da Stanford University.

O objectivo da visualização é ajudar à compreensão dos dados, aproveitando o sistema visual humano altamente habilitado a ver padrões e detectar tendências. Quando bem concebidas, as representações visuais podem melhorar a compreensão, memória e tomada de decisão.

Por tornar os dados mais acessíveis e atraentes, as representações visuais também podem ajudar a envolver na pesquisa e análise um público diversificado. O desafio é criar visualizações eficazes e envolventes que sejam apropriadas para os dados.

A criação de visualizações exige uma série de decisões, nomeadamente a determinação das questões, identificação dos dados adequados, selecção de códigos visuais eficazes e equilíbrio visual e estético.

O estudo 'A Tour Through the Visualization Zoo' apresenta técnicas para visualizar e interagir com diversos conjuntos de dados, acompanhadas de exemplos interactivos criados com a linguagem/ferramenta de visualização ‘Protovis’.

VISUALIZATION TECHNIQUES
Time-Series Data
Index Charts
Stacked Graphs
Small Multiples
Horizon Graphs
Statistical Distributions
Stem-and-Leaf Plots
Q-Q Plots
SPLOM (Scatter Plot Matrix)
Parallel Coordinates
Maps
Flow Maps
Choropleth Maps
Graduated Symbol Maps
Cartograms
Hierarchies
Node-link Diagrams
Adjacency Diagrams
Enclosure Diagrams
Networks
Force-directed Layouts
Arc Diagrams


Ver 'ACM Queue - A Tour Through the Visualization Zoo'.

Sem comentários: