Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

12 novembro 2010

Primeira Jornada


O '7º Congresso Anual do Desenho Jornalístico Espanha-Portugal 2010' inicou-se a 10 de Novembro, organizado em Valência pelo SNDE - Capítulo Español de la Society for New Design e pelo diário ‘Las Provincias’, da Vocento. Na inauguração dos trabalhos, Javier Errea, presidente da SNDE, começou por felicitar o trabalho das secções de desenho e arte dos media, afirmando a importância de que este trabalho prossiga em quantidade e qualidade.

De seguida, Toni Canal, director da editora Index Book, referiu-se à “brutal crise financeira e de valores que se vive”, realçando que os meios impressos estão a sobreviver e a fazer novas apostas. “Devemos estar atentos ao iPad e outros tablets, mas o papel aguentará”, afirmou convicto. Desenhadores gráficos, criativos, jornalistas visuais, infografistas buscam todos o objectivo de conseguir que a informação chegue de maneira clara aos leitores. Todos aprendem, inovam e exploram as novas tecnologias e as últimas aplicações para se adaptarem às vertiginosas mudanças em curso.

Para Ramon Salaverría, director de departamento Procesos Periodísticos da Universidad de Navarra, “há um processo de convergência nas redacções, com os repórteres e editores das diferentes plataformas a trabalharem juntos, mas não dos designers”. Por sua vez Jared Cocken, da The Wonderfactory, considerou urgente “humanizar a informação, torná-la mais agradavel, mais visual e mais fácil de encontrar”, alertando que as plataformas papel/web/tablets são diferentes o que obriga a pensar os formatos, aplicações e fluxos de trabalho.

Javier Errea, presidente da SNDE, em entrevista televisiva.

Sem comentários: