Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

06 janeiro 2011

“El futuro de la infografia es luminoso”


Alberto Cairo. O designer gráfico espanhol Alberto Cairo, director de infografia e multimédia da revista brasileira 'Época', da Editora Globo, e professor na Universitat Oberta de Catalunya, em Espanha, dá uma entrevista ao blog ‘dMultimedia’, do infografista multimedia espanhol Carlos Kindelán.

O fundador da consultora ‘Visualopolis’ já foi galardoado nos prémios da SND-E, multipremiado na Malofiej, com 36 medalhas (11 de ouro) e nos ‘Prémios ñh’ com 8 medalhas e foi distinguido com o Award of Excelence Innovation in Infographics. Ex-director de Infografia Online no diário espanhol ‘El Mundo’, Alberto Cairo foi professor de Infografia Multimedia na University of North Carolina at Chapel Hill e no Beyond Bootcamp da University of Miami, nos Estados Unidos.

Ao ‘dMultimedia’, Alberto Cairo revela que a infografia vive um excelente momento ao estar a transformar-se numa linguagem universal, lamentado que em muitas redacções ainda prevaleça a ideia que a infografia é arte e não jornalismo visual. O designer espanhol diz ainda não acreditar na integração de redacções, defendendo plataformas distintas e especializadas para as edições impressa, online, tablet e móveis, num mesmo espaço físico.


Ver ‘dMultimedia - Café Digital con Alberto Cairo’, ‘Época - Faz Caber’ e ‘Visualopolis - Information Graphics and Multimedia’.

Sem comentários: