Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

12 fevereiro 2011

BD Indispensable


Le petit monde de Joann Sfar. O triplo álbum com os tomos ‘O Bar-Mitsvá’, ‘O Malka dos Leões’ e ‘O Êxodo’, da série ‘O Gato do Rabino’, de Joann Sfar, vai ser distribuído com a edição de 09 de Março do diário ‘Público’, integrando a ‘Colecção Os Incontornáveis de Banda Desenhada’, da ASA/Público, o que constitui um verdadeiro acontecimento editorial em Portugal.

Publicada originalmente pela editora Dargaud em 2002 e 2003 e com adaptação a filme de animação a estrear em Julho, ‘O Gato do Rabino’ é uma série do desenhador francês Joann Sfar, de 40 anos, considerado um dos mais importantes criadores da nova vaga franco-belga de banda desenhada e autor das séries ‘Donjon’ e ‘Petit Vampire’ e do álbum ‘O Principezinho - Segundo a obra de Saint-Exupéry’ (2009 Editorial Presença).

A série ‘O Gato do Rabino’ localiza-se na Argélia do início do século XX e conta a história de um gato que, ao engolir um papagaio, conquista o poder da palavra e começa a contar os diálogos com o seu mestre judeu. Uma narrativa bem-humorada e um desenho impreciso e distorcido numa homenagem poética à cultura judaica e aos pintores argelinos. ‘O Gato do Rabino’ foi eleito como o 15º álbum mais importante de sempre pela revista francesa ‘Les Inrockuptibles - 100 BD Indispensables’ e Joann Sfar distinguido com o ‘Prix du Trentenaire’ no Festival d’Angoulême.


Ver ‘Le Chat du Rabbin’ e ‘Le Petit Monde de Joann Sfar’.

Sem comentários: