Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

08 abril 2011

Grande Prémio WPC


‘WikiLeaks and Uncle Sam’. Os vencedores da sétima edição do World Press Cartoon acabam de ser anunciados em Sintra, no salão do humor gráfico de imprensa. O australiano David Rowe é o vencedor do Grande Prémio WPC, com o cartoon editorial ‘WikiLeaks and Uncle Sam’, publicado em Dezembro de 2010 no diário australiano ‘The Sun-Herald’.

O júri internacional, presidido pelo cartoonista António e integrando o britânico Ralph Steadman, considerado um dos melhores cartoonistas do mundo, Anita Kunz, ilustradora e professora de artes plásticas do Canadá, Alessandro Gatto, pintor e premiado artista gráfico italiano, e a belga Cecile Bertrand, cartoonista do diário ‘La Libre Belgique’, analisou um total de 822 desenhos, de 462 autores, publicados em jornais e revistas de cerca de 70 países.

A exposição ‘World Press Cartoon Sintra 2011’, que apresenta 401 obras, está patente até 30 de Junho, no Sintra Museu de Arte Moderna, de terça a domingo, entre as 10 e as 18 horas, com entrada livre. O semanário ‘Expresso’ lança a 16 de Abril o livro ‘Os Autores World Press Cartoon 2011’, uma recolha dos melhores cartoons na imprensa mundial, por mais 7,50 euros.

CATEGORIAS
1º Prémio
Cartoon Editorial
‘Wikileaks and Uncle Sam’ de David Rowe no ‘The Sun-Herald’ (Austrália)
Caricatura
‘D. João I’ de João Vaz de Carvalho na ‘Notícias Magazine’ (Portugal)
Desenho de Humor
‘Pedofilia’ de Samuca no ‘Diário de Pernambuco’ (Brasil)



Sem comentários: