Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

06 abril 2011

Mi visión de Malofiej 19


Y ahora, al pastel. O infografista espanhol Chiqui Esteban, director de Nuevas Narrativas do hipermeio 'La Informacion', integrou o júri dos ‘Premios Malofiej’ e no seu blogue ‘Infografistas’ reflecte sobre os prémios e o congresso de infografia jornalística organizados pela SNDE - Capítulo Español de la Society for News Design.

Chiqui Esteban começa por observar que durante anos os ‘Premios Malofiej’ foram vistos como uma disputa entre a visualização de dados e as infografias ilustrativas e que nesta edição isso não se verificou, uma vez que não houve preponderância de uns gráficos sobre os outros, registando-se até mais infografias premiadas que visualizações.

O elemento do júri dos ‘Malofiej 19’ constata ainda que os meios norte-americanos ‘The New York Times’ e ‘National Geografic Magazine’ dispõem de maiores orçamentos que se traduzem melhores resultados, mas ressalva que, com investimentos mais modestos, o diário espanhol ‘Público’ e a revista masculina italiana ‘IL - Intelligence in Lifestyle’ (suplemento mensal do diário económico ‘Il Sole 24 Ore’) conseguem excelentes gráficos, apostando em pequenos departamentos de infografia.


Sem comentários: