Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

18 abril 2011

Prémio Nacional de Ilustração 2010


'O Papão no Desvão'. A ilustradora Yara Kono acaba de vencer o ‘Prémio Nacional de Ilustração 2010’, promovido pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, pelo seu trabalho no livro ‘O Papão no Desvão’, com texto de Ana Saldanha, numa edição da LeYa Caminho.

Para um público alvo a partir dos 3 / 4 anos, ‘O Papão no Desvão’ conta a história ilustrada de Sofia que não gosta de subir a escada e ir para a cama porque no desvão habita um papão de quem ela tem muito medo até que uma noite decide enfrentá-lo. A ilustradora Yara Kono, de 39 anos e é designer gráfica e ilustradora a viver no concelho de Sintra. O seu trabalho inclui a ilustração, o tricot, a costura, o patchwork e o feltro. Desde 2004 faz parte da editora/atelier Planeta Tangerina.

O júri desta 15ª edição do ‘Prémio Nacional de Ilustração’ foi composto por Jorge Nesbitt (ARCO), Leonor Riscado (ESEC) e Cristina Grácio (DGLB). Considerada a mais importante distinção na área da ilustração, o prémio da DGLB atribuíu ainda menções honrosas a Marta Madureira, pela ilustração para o livro ‘A Crocodila Mandona’ (2010 Tcharan) com texto de Adélia Carvalho, e a Afonso Cruz, ilustrador e autor do livro ‘A Contradição Humana’ (2010 LeYa Caminho).


Ver ‘DGLB - Prémio Nacional de Ilustração 2010’ e ‘Yara Kono - Blogue’.

Sem comentários: