Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

04 abril 2011

Resaca de los Malofiej 19


Siete conclusiones. O espanhol Javier Errea, professor de Edición y Proyectos na Universidad de Navarra, consultor da Errea Comunicación e coordenador dos ‘Premios Malofiej’ de infografia apresenta no seu blogue ‘Erreadas’ um balanço dos prémios de infografia jornalística organizados pela SNDE - Capítulo Español de la Society for News Design.

As primeiras conclusões remetem para o tablet ‘iPad’ ter sido um protagonista menor que o esperado, estar a difundir-se entre os infografistas de todo o mundo a obsessão pela visualização de dados estatísticos e o avanço das redes sociais online estar incontrolável.

Javier Errea completa que o influente diário norte-americano ‘The New York Times’ está a depurar a infografia na edição online para um tipo de narrativa menos interactiva e mais sequencial e linear. O coordenador dos ‘Premios Malofiej’ regista ainda que o ‘The New York Times’ juntamente com a revista ‘National Geographic Magazine’ detém recursos além do alcance dos restantes meios. A concluir Javier Errea admite que os mapas ainda são os gráficos mais bonitos e antecipa a edição especial dos ‘Malofiej’ em 2012, a cumprir 20 anos.

Ver ‘Erreadas - Resaca de los Malofiej 19’.

Sem comentários: