Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

24 maio 2011

The rise of infographics


Infographics and Viral Media. Os designers de informação norte-americanos Matt Owens, Max Shron, Leslie Bradshaw e Russ Marshalek discutiram o crescente domínio da infografia no encontro ‘Social Media Weekend’. Para discutir o fenómeno a Columbia School of Journalism organizou, em Maio, um painel de debate coordenado por Emily Miethner.

Marketing, comunicação, jornalismo e design estão a contribuir para a explosão das infografias. As marcas estão a realizar grandes investimentos em infografias e visualização de dados como parte das suas estratégias de marketing e comunicação, como é o caso da IBM, com o site ‘A Smarter Planet’, e da GE, com os sites ‘Data Visualization’ e ‘Visualizing’.

Entre as principais conclusões do ‘Social Media Weekend’ dedicado à infografia, Max Shron, da base de dados OkCupid, realçou que “o olhar é bom a ler informação sob a forma de infografias, melhor do que em qualquer outro formato”. Shane Snow, da plataforma de partilha de visualizações Visual.ly, destacou que “a visualização de dados é um meio para revelar grandes histórias que podem ser contadas por um milhão de maneiras”. Por sua vez, Russ Marshalek, do guia cultural Flavorpill, considerou as infografias como “representações visuais da informação que ajudam a melhor compreender os dados”. A encerrar o debate, Matt Owens, do colectivo de designers Athletics, alertou que, neste momento, “há uma tendência para tornar as infografias sexy, uma perda de tempo que deve ser evitada”.


Ver ‘Columbia School of Journalism - Social Media Weekend’.

Sem comentários: