Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

28 maio 2011

Zona a zona


Divisões geográficas enganam. O diário brasileiro ‘O Estado de S.Paulo’ realizou um completo trabalho de infografias durante a cobertura das eleições presidenciais brasileiras de 2010. O resultado foi uma visualização fácil, em tempo real, que mostrava o crescimento de cada candidato da maneira que o usuário achasse melhor. Pedro Doria, editor-chefe de Conteúdos Digitais do jornal, conta à rede ‘Online News Association’ como foi feito este trabalho.

“Foi um trabalho que uniu as tecnologias de informação e a equipe de arte do ‘Estadão’, pois queríamos já no dia seguinte à eleição publicar estes mapas no jornal. E assim foi: a concorrência tinha mapas que pintava os estados cada um de uma cor chapada, nós mostramos um quadro bem mais complexo para nossos leitores.

Desconfiávamos que, imitando a imprensa americana, todo mundo ia querer produzir mapas com ‘blue states’ e ‘red states’. Esta divisão faz sentido, não mostra nada e até engana. Faz parecer que existe uma divisão geográfica onde não há. Existe um componente geográfico nesta divisão. Mas estes mapas mostram que, de simples, a divisão não tem nada.”

Ver ‘Estadão - O 2º turno na capital paulista, zona a zona’ e ‘Estadão - O 2º turno na cidade do Rio de Janeiro, zona a zona’.

Sem comentários: