Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

14 junho 2011

Así se hace una infografía en Época


Alberto Cairo. O editor do site ‘La Buena Prensa’, o espanhol Miguel Ángel Jimeno (professor de Proyectos Periodísticos na Universidad de Navarra e consultor do projecto do jornal ‘i’), pediu um artigo ao designer gráfico espanhol Alberto Cairo, director de infografia da revista brasileira 'Época', sobre o funcionamento do departamento de gráficos da publicação.

No artigo ‘Así se hace una infografía en Época’, Alberto Cairo explica por meio de exemplos como se trabalha na secção de infografia da newsmagazine. “Não tem nada de especial ou inovador, mas talvez sirva de inspiração”, refere. Alberto Cairo esclarece que o departamento de infografia da ‘Época’ “funciona como um departamento de jornalismo de forma autónoma e não apenas de forma passiva em resposta a pedidos de redactores e editores”.

A infografia é entendida no departamento da 'Época' como "uma suma de jalismo, desenho gráfico, cartografia, estatística, animação e desenho interactivo. É pluridisciplinar”, elucida Alberto Cairo. A ‘Época’ ganhou uma Medalha de Excelência nos prémios ‘SND - Best of News Design Creative Competition 2011’ pelo seu portfólio de infografias da secção ‘Diagrama’, a matéria visual em página dupla que a revista inclui todas as semanas.

Sem comentários: