Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

16 julho 2011

O que ensinar na infografia para jornalismo


Hulk esmaga homenzinhos. O docente brasileiro Ricardo Jorge de Lucena Lucas, doutorado em Comunicação e professor de Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará, apresenta a comunicação científica ‘Do que Ensinar na Infografia para o Jornalismo e por Quê’, uma análise comparativa entre infografia e fotojornalismo apresentada no ‘13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo’, em Pernambuco (Brasil), em Abril de 2010.

O trabalho avalia a capacidade de a infografia substituir a fotografia jornalística. Para tal, discute alguns dos aspectos peculiares a cada uma das linguagens no âmbito do jornalismo, bem como as suas especificidades semióticas e retóricas.

Além disso, reflecte sobre as diferenças entre os modos de produção do fotojornalismo e da infografia para os meios impressos. No âmbito do artigo, a infografia é qualificada não como uma imagem, mas como uma articulação lógico-relacional entre informações textuais e icónicas.


Ver ‘Hulk Esmaga Homenzinhos. Ou: do que ensinar na infografia para o jornalismo e por quê’.

Sem comentários: