Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

10 julho 2011

Un libro de Alberto Cairo


En construcción. O designer gráfico espanhol Alberto Cairo, director de infografia e multimédia da revista brasileira 'Época', da Editora Globo, e professor na Universitat Oberta de Catalunya, em Espanha, acaba de anunciar o lançamento de ‘El Arte Funcional’, o seu segundo livro.

Com edição prevista para Setembro a Novembro pela editora madrilena Alamut, em ‘El Arte Funcional’ defende-se na introdução que a infografia e visualização pertencem a um mesmo continuo em que cada uma das disciplinas ocupa extremos opostos de uma linha. Linha esta que é paralela a outra cujos limites são a apresentação e a exploração.

No livro em preparação, Alberto Cairo fundamenta ainda que uma infografia não é algo para ser simplesmente observado, mas para ser lido. O objectivo central de qualquer trabalho de visualização não é a estética ou o impacto visual por si, mas a compreensibilidade. Grande parte dos equívocos nas redacções dos meios impressos resulta da direcção de infografia depender do departamento de arte, aponta Alberto Cairo na introdução de ‘El Arte Funcional’.

"Welcome to Alberto’s world. Cairo has done it all here: history, theory, practice, examples. And he's done it brilliantly. It's the most comprehensive and sensible book yet on real-world information graphics; we won’t need another for a long time (or until he writes his next one!)"
Nigel Holmes sobre ‘El Arte Funcional’


Ver ‘El Arte Funcional’ e ‘Anyforms - Visualización interactiva de información en prensa’.

Sem comentários: