Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

24 setembro 2011

Histórias da ilustração portuguesa


Blog convidado do Público. O blogue ‘Almanaque Silva’, na rede desde Janeiro de 2011, é agora convidado do site do jornal ‘Público’. Dedicado a histórias da ilustração portuguesa, o blogue é editado pelo designer Jorge Silva, que está a desenvolver um projecto de edição sobre ilustradores portugueses enquanto escreve a ‘História da Ilustração Portuguesa’, para publicar em 2012.

Especializado na direcção de arte de publicações periódicas, Jorge Silva tem uma ligação duradoura com a ilustração editorial e foi director de arte do semanário ‘O Independente’ de 1991 até 2000. Para o diário ‘Público’, criou em 1999 os suplementos ‘Y’ e ‘Mil Folhas’, dos quais fez a direção de arte nos anos de 2000 e 2001. Em 2001 cria o atelier Silvadesigners para desenvolver a revista e de 2007 a 2010 foi director de arte da editora LeYa.

Jorge Silva tem regularmente assumido funções docentes em workshops e cursos de pós-graduação em escolas de Lisboa e Porto, nas áreas de direcção de arte e especificamente na direcção de arte de ilustração. Lecciona a disciplina de Design no Mestrado de Edição Infantil na Universidade Católica.


Ver ‘Almanaque Silva’.

Sem comentários: