Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

24 novembro 2011

Entrevista a Alberto Cairo


“Todo periodista debe tener conocimientos de estadística descriptiva". O designer espanhol Alberto Cairo editou recentemente o livro ‘El Arte Funcional - Infografia y Visualizacion de Informacion’ (2011 Alamut) e dá agora uma entrevista ao diário espanhol ‘ La Vanguardia’ onde defende que todos os jornalistas visuais e infografistas devem ter conhecimentos de estatística descritiva.

Na opinião de Alberto Cairo a infografia é um produto caro na actual conjuntura de crise nas empresas jornalísticas, mas precisamente por ser de produção dispendiosa é um factor diferenciador. As publicações de referência percebem que a infografia é imprescindível para o jornalismo de qualidade no futuro, garante o jornalista visual.

O espanhol Alberto Cairo é colaborador do blogue ‘Periodismo com Futuro’ do diário espanhol ‘El País’, professor do Master em Comunicação de Universidad de Carolina del Norte en Chapel Hill e consultor da Universitat Oberta de Catalunya. É ainda director de infografia da revista brasileira ‘Época’, da Globo, e autor do livro ‘Infografía 2.0 - Visualización Interactiva de Información en Prensa’ (2008 Alamut).


Ver ‘La Vanguardia - Entrevista a Alberto Cairo’.

Sem comentários: