Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

16 novembro 2011

Newspaper design & concept

Infografia portuguesa não foi premiada. Os prémios ‘European Newspaper Award’ são considerados a maior competição europeia de design de jornais, uma iniciativa criada em 1999 pelo designer de imprensa alemão Norbert Kupper. O objectivo dos prémios é contribuir para o fomento do intercâmbio de informações sobre a concepção e desenho de jornais a nível europeu.

Na 13ª edição dos ‘European Newspaper Award’, acabada de realizar na Alemanha, participaram 226 publicações de 27 países. O júri dos prémios foi constituído por 10 conceituados designers editoriais, jornalistas e professores de jornalismo. O diário dinamarques 'Berlingske' foi eleito European Newspaper of the Year 2011 - Nationwide Newspaper.

Na competição do 'European Newspaper Award' foram distinguidos jornais portugueses. O jornal ‘Diário de Notícias da Madeira’, da Controlinveste, foi premiado nas categorias ‘Front Pages - Local Newspaper’, ‘Section Frontpages - Local Newspaper’ e ‘Visual Storytelling’. Já na categoria ‘Supplement’ foram premiados o ‘Dinheiro Vivo’ e o ‘Q - Quociente de Inteligência’, ambos do ‘Diário de Notícias’, da Controlinveste.

Na categoria 'Infographics' nenhuma publicação portuguesa foi premiada. Desde 2007, Portugal tinha vindo a conquistar prémios anualmente nesta categoria. Nesse ano, o semanário ‘Expresso’ foi distinguido. Em 2008, o ‘Diário de Notícias’ e novamente o ‘Expresso’ foram premiados. Já em 2009 foi uma vez mais o ‘Expresso’ distinguido para, em 2010, ser premiado o diário ‘i’.


Ver ‘European Newspaper Award’.

Sem comentários: