Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

30 novembro 2011

An illustrated novel


By Craig Thompson. A editora Devir acaba de lançar a edição portuguesa de ‘Blankets’ uma das mais importantes novelas gráficas de sempre. Numa edição de capa dura com quase 600 páginas a preto e branco, o autor norte-americano Craig Thompson usa traços variantes, na sinuosidade das curvas ou nas angulações desconcertantes, para reconstruir graficamente o estado de espírito do protagonista a cada passo da trama. De uma beleza assombrosamente melancólica e pura, ‘Blankets’ é um verdadeiro acontecimento editorial em Portugal.

Craig Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha devota de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Percorre o caminho da infância até à entrada da universidade, e centra-se no relacionamento com os seus pais, o irmão mais novo e a sua primeira namorada, sempre sob o pano de fundo do questionamento religioso.

‘Blankets’ traz as dores e as paixões dos melhores romances, mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original. Publicada pela primeira vez em 2003 pela Top Shelf Productions, esta obra tornou-se um clássico e uma das referências das novelas gráficas. Em 2004, ‘Blankets’ conquistou nos Estados Unidos os prémio Eisner Awards nas categorias Best Graphic Album e Best Writer/Artist e Harvey Awards nas categorias Best Artist, Best Cartoonist e Best Graphic Album of Original Work. No ano seguinte foi distinguida com o prémio francês ACBD - Grand Prix de la Critique e incluída na lista ’10 All-Time Graphic Novels’, da revista ‘Time’.

Sem comentários: