Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

12 novembro 2011

In defence of bad graphics


Data visualization. Recentemente tem-se assistido a uma reacção contra infografias e visualizações de dados de fraca qualidade, ilegíveis e pouco acessíveis que pululam em sites e blogues. Simon Rogers, editor do blogue ‘DataBlog’, do diário Inglês ‘The Guardian’, vem agora com o artigo ‘Data Visualisation - In defence of bad graphics’ em defesa destes trabalhos de menor qualidade.

Simon Rogers, eleito OII - Best UK Internet Journalist 2011, começa por admitir que a proliferação e presença massiva das infografias e visualizações de dados online tem como a causa a crescente reacção negativa aos maus gráficos, citando exemplos de críticas publicadas no ‘The New York Times’, Poynter Institute e ‘Gizmodo’.

O editor de ‘DataBlog’ avança com a explicação de que a facilidade de editores de blogues e sites criarem os seus próprios gráficos com ferramentas livres justificar o amadorismo e a ignorância de conceitos básicos de design. São as consequências do ‘faça você mesmo’ na criação de infografias a indignar designers e jornalistas visuais e a contar a compreensão de Simon Rogers.


Ver ‘DataBlog - Data Visualisation - In defence of bad graphics’.

Sem comentários: