Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 novembro 2011

Seminario sobre Periodismo de Datos


Los Datos y el Poder de la Visualización. Iniciado em 2000, o programa espanhol Medialab-Prado, promovido pelo Ayuntameniento de Madrid, e um espaço orientado para a produção, investigação e difusão da cultura digital na confluência entre a arte, ciência, tecnologia e sociedade. O programa acaba de organizar o Seminario sobre Periodismo de Datos que contou com a participação de Xaquín González Veira, entre outros convidados.

Os jornalistas processam dados públicos a partir dos quais narram as histórias e traçam novas perspectivas que estão por trás da combinação de diferentes fontes. Os bancos de dados são um desafio para os infografistas e jornalistas visuais que precisam de adquirir novas capacidades para processar e obter histórias a partir destas fontes e do cruzamento deste tipo de pesquisa.

Xaquín González Veira começou a sua carreira como infografista em 2000, no diário ‘La Voz de Galicia’, tendo trabalhado depois no elmundo.es, entre 2002 e 2007, ano em que se mudou para Nova Iorque, para trabalhar como responsável pelos gráficos interactivos da revista ‘Newsweek’ até ao Verão de 2008, quando foi contratado pelo ‘The New York Times’ onde é editor de gráficos. Xocas, como é conhecido, apresentou no Seminario sobre Periodismo de Datos a comunicação ‘Los Datos y el Poder de la Visualización’.





Ver ‘MediaLab-Prado - Seminario sobre Periodismo de Datos’ e ‘Xocas.com’.

Sem comentários: