Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

04 novembro 2011

Stop Already With the F*cking Infographics


They should be stopped at once. A explosão de abomináveis gráficos está a ser esmagadora na Internet. Estas monstruosidades denominadas de infografias são atrocidades contra o bom gosto e a visualização de informação. Com efeito, muitas das infografias não passam de um amontoado de estatísticas e mau design.

Jesus Diaz, director de arte do blog norte-americano de tecnologia Gizmodo, da Gawker Media, alerta que os leitores estão cansados de má infografia. No provocador artigo ‘Stop Already With the F*cking Infographics’, Jesus Diaz dá os bons exemplos das infografias criadas por Edward Tufte e Megan Jaegerman para o ‘The New York Times’ e compara-os aos horrores habituais publicados online.

O objectivo da infografia é ajudar a entender a complexidade dos assuntos que ilustra e esse propósito só pode ser alcançado com elegância e envolvência. A Internet foi tomada por infografias verticais e chega agora o momento de reagir contra estes projectos de fraca qualidade, ilegíveis e pouco acessíveis.



Ver ‘Gizmodo - ‘Stop Already With the F*cking Infographics’.

Sem comentários: