Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

02 dezembro 2011

Là Où Vont Nos Pères


The Arrival. A editora portuguesa de álbuns ilustrados Kalandraka acaba de lançar a novela gráfica sem palavras ‘Emigrantes’, do australiano Shaun Tan, numa edição de capa dura com 136 páginas. Ilustrações sem cor, em tom de sépia, evocam fotografias antigas, com um realismo que se mescla com a fantasia e a metáfora visual. Planos panorâmicos assomam entre a sucessão de vinhetas, em sequências narrativas que jogam com o presente e o passado.

O protagonista de ‘Emigrantes’ deixa o seu lar e a sua família, uma cidade mergulhada na crise, e é acolhido por um país onde enfrenta uma língua desconhecida, costumes diferentes e incertezas. A nostalgia pelos entes queridos, as experiências de outros emigrantes, o duro processo de adaptação à nova realidade, a passagem do tempo e a hospitalidade da povoação.

‘Emigrantes’ foi distinguido com o 'Fauve d'Or' para melhor álbum do ano na edição de 2008 do BD Angoulême - Festival International de la Bande Dessinée. O ilustrador Shaun Tan ganhou na edição de 2011 dos Academy Awards o ‘Oscar’ para o melhor filme na categoria Short Film (Animated) e é autor do livro infantil ‘A Árvore Vermelha’ (2011 Kalandraka).


Ver ‘Kalandraka - Emigrantes’, ‘Anyforms - BD Angoulême’, ‘Anyforms - And the Oscar goes to…’ e ‘Shaun Tan - Website’.

Sem comentários: