Infografia. Ilustração. Desenho Editorial. Banda Desenhada

Páginas

16 março 2012

Completo (352 páginas)


A história de uma infância e a história de um regresso. A novela gráfica e autobiográfica ‘Persépolis’, da ilustradora iraniana Marjane Satrapi, vai finalmente ser editada em Portugal no início de Abril, numa versão integral, pela BertrandCírculo/Contraponto. Em 2007, a editora Polvo já tinha editado um primeiro de vários volumes, nunca tendo completado a edição.

Num inconfundível traço a preto e branco contrastante, herança da arte muçulmana dos séculos X e XI, é contada a história de Marjane que tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 assistiu ao início da revolução que lançou o Irão nas trevas do regime xiita. Vinte e cinco anos depois, os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta surgem na novela gráfica.

Obra impressionante pelo humor, sabedoria e talento gráfico, ‘Persépolis’ foi eleita como o quinto livro de banda desenhada mais importante de sempre pela revista francesa ‘Les Inrockuptibles - 100 BD Indispensables’. O filme de animação ‘Persépolis’, baseado na novela gráfica e realizado por Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, estreou nos cinemas em Portugal em Fevereiro de 2008 e será distribuído em DVD com o diário 'Público', a 14 de Abril, na colecção 'Série Ípsilon IV'.


Ver ‘Contraponto’.

Sem comentários: